top of page

QUEM E POR QUÊ?

1543528181_c8b47548fb53283899ded7f7a5bb0be1.127537.jpeg

 

QUEM SOU?

 

     Ecologista desde os anos 70, cheguei no Brasil com a floresta amazônica em mente e parei finalmente na Mata Atlântica, uma das florestas mais ameaçadas do planeta, da qual resolvi adquirir um pedacinho. Assim sendo, preservo 40 hectares dessa floresta há mais de 30 anos, o que resulta numa amostra das mais bem conservadas da região.

 

     Em meados dos anos 90 me formei em agroecologia tropical na França, numa ONG presidida pelo Pierre Rabhi, agricultor, ecologista, filósofo, escritor, um grande humanista que tive a chance de conhecer. 

 

     Depois, militei na área socioambiental na Bahia onde participei da fundação da ONG Flora Brasil, que desenvolveu vários projetos no sul da Bahia e existe até hoje, tendo comemorado seus 20 anos em 2017. Por essa atuação na região de Porto Seguro, eu também participei da fundação do Conselho Regional de Turismo do qual fui o primeiro secretário executivo entre 1998 e 2000.

 

     Na virada do século fiz uma reconversão profissional e me tornei tradutor (francês-português), profissão que exerço há mais de 15 anos. Hoje em dia, meu trabalho me permitindo certa mobilidade, viajo mais frequentemente entre o Brasil e a França. No entanto, minha preocupação pela questão ambiental segue intata e é um dos motivos que me levaram a elaborar a presente proposta.

POR QUE VENDER UM PARAÍSO?

 

Às vezes, na vida, são os motivos mais prosaicos que sustentam as maiores decisões. É o caso aqui.

Expomos esses motivos respondendo as duas perguntas a seguir.

 

POR QUE ESSA VENDA?

 

     Somos um casal franco-brasileiro que entra na casa dos 60 anos. Adquirimos essa propriedade há mais de trinta anos com, à época, um projeto de vida que usaria aquele espaço como suporte.
 

     Os percalços da vida nos levaram para outros horizontes e o tal projeto foi adiado para um certo 'depois' que nunca chegou.
Hoje, decidimos vender porque nossos caminhos se separam.

 

 

 

POR QUE ESSA PROPOSTA?
 

     Apesar do tempo que passou, as potencialidades do lugar se reafirmaram, ao mesmo tempo que evoluíram de acordo com a realidade do momento. Por outro lado, o olhar que dirijo para essa região e essa propriedade também evoluiu e amadureceu com novos aprendizados e concepções de vida, das relações humanas e do futuro de nossa humanidade.


     Um desses aprendizados foi a minha participação num curso virtual da universidade do movimento "Colibris”, fundado pelo Pierre Rahbi, curso chamado “Conceber um Oasis”, que embasou vários aspectos dessa proposta.


     É, então, à luz dessas diversas evoluções que se desenhou esse projeto coletivo e colaborativo do qual, conforme for, eu permanecerei participante ativo.

 

bottom of page